O que faz um propagandista farmacêutico? Qual a média salarial de um propagandista médico? Como está o mercado e suas oportunidades?
Trago algumas informações para quem não é propagandista, mas que em tempos de crise está pensando em mudar de setor. A crise pegou, mas a porrada foi menor, ainda existem boas oportunidades.
O que faz um propagandista farmacêutico?
O propagandista visita e leva conhecimento médico cientifico a classe médica e seus agentes. Faz a divulgação de medicamentos, novas drogas e ou novos usos para drogas já conhecidas.
Demostra equipamentos médicos, cirúrgicos e demais produtos farmacêuticos em clínicas médicas e dentárias, consultórios, hospitais, laboratórios, entre outros.
Participa de palestras, seminários e eventos para promoção de lançamentos. Elabora relatórios de acompanhamento e controle das metas e resultados.
Qual a média Salarial de um propagandista farmacêutico?
As faixas salariais oscilam dependendo da empresa e da maturidade profissional. Especialistas em seus segmentos acabam por terem salários bem acima das médias descritas abaixo.
Trainee Júnior Pleno Sênior Master
Pequena
R$ 2.450.10 // R$ 2.817.62 // R$ 4.240.26 // R$ 4.726.30 // R$ 5.285.25
Média
R$ 2.940.12 // R$ 4.381.14 // R$ 3.888.31 // R$ 5.471.56 // R$ 6.142.29
Grande
R$ 3.528.15 // R$ 4.057.37 // R$ 5.665.97 // R$ 7.365.87 // R$ 9.170.75
Conceitos Nível Profissional – Experiência (em anos)
Trainee Júnior Pleno Sênior Master
Até 2 2 a 4 4 a 6 6 a 8 + de 8
Porte Empresarial – Número de Funcionários
Pequena Média Grande
Até 99 100 – 499 + de 499
Quanto a benefícios, são quais exatamente?
O grupo de benefícios do propagandista tem a ver com o porte da empresa e se ela é Nacional ou Multinacional.
Carro – Praticamente 99% das empresas exigem que o propagandista tenha carteira de motorista, algumas consultam número de pontos da carteira para a contratação, pois as empresas exigem que o deslocamento seja com automóvel, e para isto você não pode estar impedido de dirigir. Este é um excelente benefício para o propagandista da Indústria Farmacêutica.
Algumas empresas dão o carro locado e com todas as despesas pagas. Outras tem a modalidade de financiamento, que é ótima também, pois um valor é depositado em sua conta e você compra o carro que desejar, o propagandista vai pagando este valor em prestações mensais debitadas de seu salário, com descontos que pode chegar de 50% a 80% dependendo da empresa. Passado o prazo entre 3 a 4 anos você recebe novamente um valor de compra de um novo veículo e o carro antigo é seu. Outras empresas tem o empréstimo do carro e depois de 3 a 4 anos na empresa você recebe um carro novo, ainda tendo a opção de comprar o carro antigo pela tabela FIPE com descontos entre 50% e 80%. Outras empresas ainda utilizam da modalidade de pagar quilômetro rodado, também vale muito a pena pois o valor cobre todas as despesas incluindo seguro, depreciação e etc.
Qualquer modalidade é sempre ótima, pois ter um carro com as despesas pagas isso não tem preço. Algumas empresas exigem que o profissional tenha um carro para trabalhar nos 3 primeiros meses, este deve já possuir seguro.
Não importa a modalidade toda é sempre boa para um propagandista iniciante. (Neófito)
Veja outros benefícios que os propagandistas declaram receber
Bônus/Prêmio Mensal – pode variar entre mais 20% a 150% do salário nominal, isso sempre depende do atingimento de metas/objetivos.
Plano odontológico 100 % declaram que recebem
Plano de saúde 100 %
Seguro de vida 100 %
Vale refeição/refeitório 100 % (Valores bem acima da média de mercado)
Previdência privada 50 % declaram que recebem este benefício
PLR – Participação de Lucros e Resultados – Varia de acordo com o porte e nível de lucratividade da empresa.
Sabe-se de valores entre R$1.000,00 e R$ 80.000,00 em depósito uma vez por ano. (Fonte. Conversa de Corredor)
Auxílio Creche depende a empresa
14º Salário depende a empresa
Bolsa de Estudos (de 50% de participação a bolsa integral)
Convenções Internacionais – Muitas empresas fazem convenções internacionais como forma de motivar a equipe. Principais destinos – EUA, Caribe e Europa.
Reuniões nacionais presenciais ou por vídeo conferência.
Para ver na prática visite o site https://www.glassdoor.com.br/ e veja a remuneração média de um Representante Técnico de Vendas (RTV) Pleno do Laboratório Bayer que possui uma média de R$ 10.451,00 com PLR de R$ 9.885 + bônus de R$ 34.100/anual. Um propagandista na Bayer segundo o mesmo site está na faixa R$6.500,00 a R$11.900,00 + bônus mensal de R$ 3.200,00 No Laboratório Takeda o salário varia entre o iniciante R$ 2.900,00 e o especialista R$ 11.100,00
Segundo o Site Vagas um propagandista tem as seguintes médias.
Nível do Executivo e Porte da empresa
Pequena Média Grande
R$2.7011,00 // R$ 3.876,00 // R$ 5.229,00
A estas médias salariais somam-se os demais benefícios citados acima.
O Mercado Farmacêutico
O aumento do consumo farma com a pandemia, a ampliação do acesso a planos privados de saúde e o envelhecimento da população devem fazer o mercado farmacêutico brasileiro de varejo mais do que dobrar em cinco anos, basta ver na sua cidade a quantidade de farmácias nas ruas centrais. Ainda de acordo com o IMS Health, o Brasil possui hoje 85 mil farmácias, cerca de 50% das quais são parte de grandes redes de varejo. Mercado farmacêutico deve atingir recorde de vendas em 2024. Com isso vem apresentando números positivos apesar de toda a crise do país.
Sob este cenário nota-se que o mercado farmacêutico não é imune a crise, mas tem lá suas resistências a ela. A crise também abate este campo, mas certamente a porrada é menor. Todavia, os processos seletivos são cada vez mais competitivos uma vez que excelentes profissionais de outras áreas acabaram saindo por conta da crise, a indústria se vê em uma posição confortável para recrutar estes talentos. São bancários, corretores de imóveis e vendedores de carros entre outros.
Este é um mercado é um dos que mais cresce no país, tanto que estão na segunda fase do lançamento no site exclusivo para oportunidades na área. “Decidimos investir neste nicho, por entender que na área comercial, o propagandista tem maiores níveis salariais, possuem carreiras mais estáveis e não havia nada exclusivo para eles” comenta Alexandre Guzinski um dos idealizadores do projeto.
Segundo o Mentor especializado no segmento farmacêutico muitos propagandistas que acabaram por serem demitidos nos piores momentos da crise tem tido dificuldade em retornar ao mercado por conta de não aceitarem salários menores e também porque, depois de muitos anos sem participarem de processos seletivos os candidatos se julgam enferrujados. Muitos comentam “Eu para fazer propaganda médica, nunca precisei fazer entrevista, sempre fui convidado” conclui Guzinski ao descrever que os processos seletivos na área comercial da Indústria Farmacêutica são comportamentais/vivenciais e com metodologia bastante rígida, bem diferente do passado quando funcionavam bem as indicações.
Mas nem tudo são flores eu que trabalhei por longa data no segmento e posso afirmar vale cada centavo, cada benefício. Este é um mercado hiper-competitivo, muitas vezes ofertamos a mesma droga que outras empresas a diferença é no final das contas o próprio propagandista, tendo muitas vezes que tirar leite de pedra como comentam no ramo.
Você se sente preparado para estes processos seletivos? Hoje existem algumas empresas que ofertam este tipo de Curso de Formação de Propagandistas para a Indústria Farmacêutica são treinamentos para te qualificam para os processos seletivos tão complexos.
Se você é ou foi propagandista e deseja trocar ou voltar ao ramo existem Mentores Focados na Indústria Farmacêutica o que pode ser uma boa opção de custo benefício para quem deseja aprimorar suas habilidades para participar dos processos seletivos para propagandistas de forma mais segura e mais assertiva.
Ao optar por trabalhar neste segmento certamente você não vai se arrepender pois é uma área que te estimula a estar sempre estudando, a sempre ser uma pessoa cada vez melhor.
Propagandista, orgulho de ser!
Boa Sorte!
Fontes:
http://exame.abril.com.br/topicos/setor-farmaceutico
https://propamed.com.br.br/curso-formacao-propagandistas/
Nos dias 23 e 24 de abril acontecer o Desafio: DO ZERO A PROPAGANDISTA da Propamed
Serão 02 dias de aulas gratuitas sobre o Mercado da Indústria Farmacêutica e como você pode se tornar um propagandistas e ter uns dos maiores salários da área comercial no Brasil.
Obrigada Guzinski por contar mais sobre a propaganda médica. Muito interessante e engrandecedor aprender um pouco mais sobre essa profissão que exige muito e que eu adoro, o Propagandista.